Turismo

O começo do turismo

Ao direcionar para um estudo histórico, podem-se identificar viagens realizadas pelo o humano desde tempos mais remotos, alguns autores constatam que o turismo teve inicio na antiga Grécia no século VIII A.C com a locomoção de pessoas aos jogos olímpicos, outros acreditavam ter sido os Fenícios (por serem criadores da moeda e do comercio),e na antiga Roma(com a criação das estradas no século II a.C.).Em torno de 4000 A.C os Sumérios, responsáveis pela idéia e utilização do dinheiro nas transações comerciais, pela invenção da escrita e da roda, influenciando o surgimento do setor turístico, incentivando a utilização do dinheiro como pagamento de transporte e hospedagem. De acordo com MAIOR (1999) há diversas pesquisas cientificas (análise de azulejos, placas, vasos e mapas) revelaram que o povo romano ia a praia, centros de rejuvenescimento e tratamento do corpo, buscando sempre divertimento e relaxamento. As viagens se limitavam as peregrinações, eram viagens meramente religiosas havia uma intensa demanda por viagens a Jerusalém, fazendo assim com que as cidades lotassem aumentando a fonte de renda e diminuindo o índice de pobreza.

Atualidade do Turismo

A indústria do turismo é na atualidade, a atividade que apresente os mais elevados índices de crescimento no contexto econômico mundial. Movimenta cerca de U$ 3,5 trilhões anualmente apenas na ultima década, expandiu suas atividades em 57%. A expectativa da OMT (Organização Mundial do Turismo) é de que o turismo na América do Sul deve fechar 2011 com um crescimento de 4,5%. O Brasil está entre os países mais visitados do mundo, por ter um clima agradável tropical, os turistas de outros países buscam principalmente pelas praias do nordeste brasileiro, que são de alta temperatura em todas as estações do ano.

O Futuro do Turismo

O Brasil esta apostando todas as fichas na Copa do Mundo de 2014. Um dos setores econômicos que mais devem apresentar crescimento é o de turismo. O setor do turismo já e responsável pela geração de 7,2 milhões de empregos no Brasil. Desses 870 mil estarão na linha de frente na Copa do Mundo de futebol de 2014, lidando diretamente com os turistas. Impulsionado pelo crescimento da classe média brasileira, pelo dólar favorável e pela realização da Copa do Mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016, o turismo no Brasil deve crescer 12% neste ano, superando a expansão de 7% a 8%(soma das riquezas do país).

Fonte: http://www.eumed.net no googlewww.cprm.gov.br no google

age copa 2014.com.br no google

 



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s