Processo Gerenciais

Processos Gerenciais é a versão mais moderna do que conhecíamos como Gestão de Negócios, Gestão de Pequenas e Médias Empresas ou ainda Gestão Empreendedora. Os cursos tecnológicos surgiram no Brasil entre os anos 60 e 70, sendo extintos no início dos anos 80 e em 13 de novembro de 2009 o tecnólogo em processos gerenciais foi reconhecido como profissional apto para gerir empresas pelo Conselho Federal de Administração, Resolução Normativa nº 373, de 12/11/09, e a Resolução Normativa nº 374, de 12/11/09.

 

O tecnólogo dessa área aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Ele planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritórios. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos.

 

Processos Gerenciais são voltados para as práticas administrativas, deixando um pouco a teoria de lado. Os profissionais são altamente capacitados para administrar uma pequena ou média empresa e com especializações podem atuar em grandes organizações. Seu foco de estudo é a Administração de pequenas e médias empresas, ao contrario do Bacharel que se aplica a todas as empresas num contexto geral . Por se tratar de tecnologia com foco mais definido, aborda tópicos aplicados a gestão diretamente deixando menos teoria e aplicando mais situações, matérias, e estudos à rotina dos futuros administradores.

 

O Tecnólogo em processos gerenciais também tem a oportunidade de estudar a matéria sistema de informação que o deixa mais atualizado em relação com a informática que atualmente é um setor que vem disparando em vendas e popularidade no comércio e no mercado de trabalho. Também pode posteriormente a sua formação, aprofundar seus estudos cursando a pós-graduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato sensu (Especialização).

A procura por parte dos profissionais para o curso Processos Gerenciais tende a superar expectativas, visto ser focado na administração mais logística, e tendo esse campo no mercado de trabalho um crescimento contínuo e rápido.

 “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.”

Albert Einstein



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s